Apoiado pela secretária de Educação do Município de Manoel Vitorino – BA. Durante os Dias 26 e 27 de Maio, os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência para a Diversidade – PIBID Diversidade e o Programa de Educação Tutorial – PET Educação e Sustentabilidade, Juntamente com a Direção e Professores da Escola Municipal Marcílio Teixeira, proporcionaram aos alunos da 8ª série e do 3º ano uma viagem de campo com intuito de deslumbrar aos alunos um conhecimento que vai além da sala de aula.
O Percurso contou com uma Visita ao IF – Baiano Campos de Santa Inês- BA, lá os alunos puderam conhecer as modalidades de curso, as formas de ingresso, a permanência e as atividades desenvolvidas, bem como os mordemos laboratórios de Química e Biologia e as instalações física como alojamento, refeitório, salas de aulas e os espaços de aulas praticas. A segunda visita foi na cidade de Amargosa- BA, vistando a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB/Centro de Formação de Professores – CFP, lá foram recebidos Pelos Professores Drº YUJI NASCIMENTO WATANABE Pró – Reitor de Extensão, Professor Ms. RAUL LOMANTO NETO Coordenador de área do PIBID Diversidade de Manoel Vitorino, a Professora Ms. MARCIA LUZIA CARDOSO NEVES Coordenadora Institucional do PIBID Diversidade e a professora Ms. MAIRA LOPES DOS REIS que é Coordenadora do colegiado do Curso de Licenciatura Em Educação do Campo, Habilitação em Ciências Agrarias, lá na UFRB os alunos Principalmente os do 3º ano do ensino Médio puderam vivenciar a estrutura da universidade, conhecer os cursos oferecidos, e entender o processo de entrada nos curso de nível superior oferecido pela instituição, conheceram também uma estufa que servira de laboratório para os curso de Química e Licenciatura em educação do Campo.
No Segundo dia os alunos seguiram de Amargosa – BA a cidade de Cachoeira – BA, a visita buscou levar para os alunos como se deu o processo de formação do Território Baiano, bem como o desenvolvimento do território Brasileiro. Situado às margens do Rio Paraguaçu, o município de cachoeira alcançou seu ápice econômico quando o porto era utilizado para o escoamento da produção agrícola de toda região, por volta de 1800. A expressiva presença de africanos e europeus no período escravista resultou no atual sincretismo religioso da cidade, que conta com diversas igrejas católicas e cerca de 50 terreiros de candomblé. Lá eles puderam, observar arquitetura típica do Brasil Império que figura praticamente por todos os lados — ruas, becos, lojas e casas. Visitaram a Casa de Câmara e Cadeia Pública Localizada no limite da parte plana de Cachoeira, posição estratégica para proteger o prédio das enchentes do Rio Paraguaçu, foi construída entre os anos de 1698 e 1712. Por duas vezes, chegou a ser sede do Governo Legal da Província. Ali, Dom Pedro I foi aclamado Regente e Defensor do Brasil, em 1822. O prédio abriga a Câmara Municipal de Cachoeira e funciona como galeria e museu na parte interna, onde era a cadeia e uma vez por ano no dia 25 de Julho funciona como sede do Governo estadual, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário Localizada entre a Rua Ana Nery e a Praça 13 de Maio, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário leva o nome da santa padroeira do município. A igreja se destaca pela riqueza de seu interior, que conta com imagens, telas, alfaias, sacrário de prata e revestimento de azulejos historiados, o Conjunto do Carmo Formado pelo convento e pela igreja da Ordem Terceira do Carmo, fica na Praça da Aclamação. A construção é de 1715, em estilo barroco. O interior da igreja é revestido de ouro e painéis de azulejos Espanhol, abrigando também imagens de madeira dos Cristos de Macau. e a Ponte Imperial Dom Pedro II um dos cartões-postais da cidade, a ponte foi inaugurada em 1865. A estrutura é composta de ferro e lastros de madeira importados da Inglaterra. Foi uma das principais obras de engenharia da América do Sul na época. Por fim, concluo essa matéria destacando a importância da viagem de campo para os alunos da Escola Municipal Marcílio Teixeira, uma vez que eles puderam: conhecer outras realidades educacional; vivenciar conteúdos que não estão presentes nos livros didáticos de História e tornando sujeitos críticos.
(Postado Por: Tiago Nunes Oliveira.)
O universo do aprendizado é infinito 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirO universo do aprendizado é infinito 👏👏👏👏👏👏
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