segunda-feira, 28 de maio de 2018

A HISTÓRIA LOCAL E O MEU LUGAR NA HISTÓRIA

O blog da Escola Marcílio Teixeira em parceria com estudantes da UFRB e alunos do "Terceirão 2018", irá promover uma série de publicações contando a história do Salgado e comunidades circunvizinhas. 

     As histórias fazem parte das atividades de pesquisas feita pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio, turma 2018, promovido por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo através do  estágio intitulado de “A História Local e o Meu Lugar na História”[1] , que teve por intencionalidade unir os conhecimentos elaborados na educação formal e não formal através das pesquisas sobre a história local, da comunidade de cada estudante, buscando estimular a curiosidade, abordando de forma interdisciplinar temas como formação territorial, cartografia e história local.


     O  estágio buscou problematizar de forma dialógica a abordagem de temáticas  relacionada ao processo de formação territorial, identitária e cultural das comunidades de origem dos educandos e, nesse contexto, contribuir para a construção do conhecimento crítico dos educandos sobre o tema, partindo do local, expandindo para o global e consequentemente perceber as influências deste sobre o local, a fim de diagnosticar e refletir como se deu historicamente o processo de formação territorial e cultural da comunidade, além de buscar perceber os impactos que estas sofreram durante esse tempo. Nesse sentido Fagundes (2006) fala que o interesse pela história local parte do entendimento de que o local, na condição de objeto de estudo e de ensino, oferece novas possibilidades de análise, quando confrontado com escalas espaciais mais amplas, como a regional, a nacional e a mundial (FAGUNDES, 2006 p. 21).

  A proposta trazida no plano busca afastar-se da ideia extensionista de levar um conhecimento/conteúdo pronto e fechado aos educandos, pois segundo Freire (1985, p. 46) a educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mais o encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados e, dessa forma, as atividades do estágio mediadas pelos estagiários e dialogada com e pelos próprios educandos. O estágio tem como métodos o uso de oficinas pedagógicas e elaboração de técnicas de cartografia na descrição das comunidades, dessa forma, espera-se instigar o aprendizado e a interação dos educandos nas aulas, além de os instigar a construir o próprio conhecimento a partir da pesquisa, transformando a memória e o conhecimento sobre o local em história escrita.

      A Escola Municipal Marcílio Teixeira (EMMT). A EMMT está localizada no distrito do Salgado, no município de Manoel Vitorino- BA, funciona em dois períodos, matutino e vespertino, possui nove salas de aulas, biblioteca/sala de vídeo, diretoria, cozinha, área de serviço e quadra poliesportiva, atendendo crianças e adolescentes, atendendo no total de 324 aluno

      O período do estágio ocorrerá entre os dias 10 de abril a 31 de maio de 2018, nas turmas de 3º ano do ensino médio, turnos matutino e vespertino, a primeira é composta por 11 educandos, sendo 7 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, de quatro comunidades distintas. A segunda turma é composta por 16 adolescentes, sendo 10 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, identificados como sendo de oito comunidade distintas, em ambas as turmas todos os educandos são oriundos do campo.

[1] Título inspirado na Tese de Doutorado de José Evangelista Fagundes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intitulada de “A história local e seu lugar na história: histórias ensinadas em Ceará-Mirim”, defendida no ano de 2006.
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário