segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Você sabe o que é o Biodigestor?


      O biodigestor foi inventado por chineses em 1936. Os indianos também desenvolveram outro modelo. Nascia, então, o processo de biodigestão de matéria orgânica da qual resultava o biogás metano e resíduos decompostos, ricos em nutrientes, prontos para fertilizar solos cultiváveis. Ambos funcionam até os dias atuais sendo importantes para grande parte da população rural daqueles países. Muitos modelos de biodigestores foram desenvolvidos e difundidos em todo o mundo.
      No Brasil, o biodigestor passou a ser implementado pela SUDENE nos anos 1970. Em 2008, a Diaconia e o Projeto Dom Helder Câmara desenvolveram uma pesquisa aplicada para descobrir a melhor forma de produzir biogás na realidade do semiárido brasileiro.
      Durante o processo de pesquisa, alguns parâmetros de avaliação tiveram destaque, principalmente os relacionados com o meio ambiente e a saúde da família.

    VOCÊ SABE O QUE É O BIODIGESTOR?

O biodigestor é uma tecnologia que gera o biogás, a partir do esterco dos animais. Ele é composto por três partes: Caixa de Carga, Tanque de Fermentação, onde também fica a Câmara de Armazenamento de biogás e a Caixa de Descarga.
Na Caixa de Carga são colocados os excrementos de bovinos, suínos, caprinos e/ou aves misturados com água, os quais abastecem o Tanque de Fermentação onde é produzido e armazenado o biogás. Já na Caixa de Descarga é eliminado um produto líquido que é o biofertilizante, que misturado a água pode ser usado na plantação como adubação foliar. Ele também produz o adubo, esterco curtido, que pode ser colocado no solo para melhorar a sua fertilidade.
Com o uso dessa tecnologia a atividade de cozinhar tornou-se mais fácil e econômica.
Com o biogás gerado pelo biodigestor se economiza todo o gás necessário para preparar os alimentos, o que significa uma economia mensal em torno de 10% do Salário Mínimo, já que não se compra mais um botijão e meio de gás por mês.
Dependendo do porte do biodigestor e dos equipamentos utilizados, o biogás também pode ser usado para outras finalidades como acender lampiões, secar grãos, limpar equipamentos para ordenha e aquecer ambientes, gerando uma economia considerável na conta de energia.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BIODIGESTOR?

Faz bem para o meio ambiente - O biodigestor contribui para conservar o meio ambiente. Com ele não se busca lenha na mata para cozinhar e o gás metano liberado pela decomposição natural esterco animal não é mais lançado na atmosfera, pois é queimado no fogão. Assim se contribui com a diminuição do desmatamento e dos efeitos das mudanças climáticas em nosso planeta.
Faz bem para saúde - O biogás, quando queimado no fogão, não solta fumaça como ocorre com a queima de lenha e do carvão. Desta forma, se evita problemas respiratórios que atingem mulheres, crianças e idosos que permanecem mais tempo em casa expostos a fumaça. Também há o cuidado com a saúde dos animais, pois diariamente o biodigestor deve ser abastecido com seus dejetos. Desta forma a limpeza dos currais e chiqueiros é permanente e assim diminui infestações por verminoses e moscas, melhorando significativamente a sanidade animal.
Faz bem para o bolso - Com o biodigestor se economiza um botijão e meio de gás butano por mês, pois não é mais necessário comprá-lo; além disso ele produz o adubo orgânico e o biofertilizante. Desta forma, o biodigestor ajuda na economia da família e garante toda a produção de biogás necessária para a preparação dos alimentos.
Faz bem para a agricultura - O biodigestor também produz o biofertilizante e o esterco curtido, que são adubos naturais que podem aumentar a fertilidade do solo e melhorar a produção e a saúde das plantas.

Por esses motivos, o biodigestor adaptado a pequenas propriedades rurais é uma tecnologia socialmente justa porque está voltado para famílias que vivem no campo; é economicamente viável porque seu custo de instalação é baixo e gera uma economia mensal em torno de 10% de um salário mínimo; é ambientalmente sustentável porque evita o desmatamento, contribui com a redução da emissão de gases do efeito estufa e protege a saúde das pessoas através da eliminação da fumaça e da fuligem do carvão, bem como reduz drasticamente as infestações dos animais por verminoses e moscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário