ESTÁGIO: Vídeos com parte dos conteúdos das oficinas aplicadas pelos estagiários do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrarias da UFRB na 8ª Série A do ensino fundamental, na Escola Municipal Marcílio Teixeira.
1ª OFICINA
O que é Semiárido?
O
Semiárido que tem a maior parte do seu território coberto pela Caatinga, único
bioma exclusivamente brasileiro. Caracterizado pela escassez de chuva durante
longos períodos de estiagem, embora isso não significa falta de água, pelo
contrário, é o Semiárido mais chuvoso do planeta. A média pluviométrica varia
de 200 mm a 800 mm anuais.
VÍDEO - Bioma Caatinga
A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
2ª OFICINA
Combate a Seca Versus Convivência com o Semiárido
A
região semiárida ocupa uma parcela relevante da Região Nordeste do Brasil,
nela as características ambientais provocadas, principalmente, pelo clima seco,
tem provocado sérias limitações no processo produtivo das populações,
interferindo duramente na sua condição de bem-estar. Diante desta realidade, se
tem procurado desenvolver alternativas para o desenvolvimento desta região, de
modo que fossem minimizados e até prevenidos os efeitos da seca (PINTO; LIMA,
2005).
VÍDEO - Sistemas integrais de convivência com o Semiárido
O vídeo trata de sistemas integrais de convivência com o Semiárido, abordando conceitos, metodologias, técnicas e inovações a partir de falas de diversos atores sociais envolvidos com experiências de desenvolvimento rural nos territórios do Sertão do Apodi (RN) e Sertão do Cariri (PB). Em contraposição à lógica de combate à seca, o vídeo enfatiza a importância de conviver com o Semiárido, a partir de uma perspectiva multidimensional do desenvolvimento -- social, político, econômico, ambiental, cultural. O agroecólogo Felipe Jalfim dá a tônica ao falar da necessidade de reconhecer e valorizar os aspectos culturais, identitários e socioambientais da região, enquanto diversos atores do Semiárido contam como potencializam na prática a riqueza da agrobiodiversidade local.
3ª OFICINA
Agroecologia e Tecnologias Sociais
A
Agroecologia é uma ciência muito nova e está cada vez mais evidente como a
ciência do futuro no século XXI, pois as preocupações inerentes a
sustentabilidades planetária têm promovido reflexões profundas na sociedade, o
que vem demandando tecnologias mais adequadas e sustentáveis.
Vídeo - Brasil Agroecológico - Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo)
O Brasil Agroecológico tem como principal missão articular políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e com base agroecológica e representa um marco na agricultura brasileira. O investimento inicial será R$ 8,8 bilhões, divididos em três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário