Dias 08 e 09 de junho, um evento precioso e inovador, de integração e parcerias, de incentivos aos campos científicos, aconteceu em Manoel Vitorino no Povoado do Salgado com a 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS da Escola Municipal Marcílio Teixeira.
Uma "Feira para a Formação de Jovens Cientistas". Este foi nosso TEMA. E assim foi, uma grande realização da Equipe Gestora, Professores e dos alunos da escola EMMT.
Na abertura, o Prefeito Heleno Vilar assinou um Termo de Cooperação Técnica com a UFRB, que trará mais benefícios à educação no campo e a toda comunidade.
Nossos sinceros agradecimentos à Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, (Secretária Marlene Costa) e Equipe, ao Prefeito Municipal Heleno Vilar pelo apoio constante, ao secretário de obras Leonardo, demais Secretarias e parcerias que direta ou indiretamente prestaram serviços e apoio logístico. Agradecimentos ao Diretor do Centro de Formação de Professores Dr. Clarivaldo Santos de Souza (CFP/UFRB), aos Professores Msc. Raul Lomanto, Dr. Yuji N. Watanabe, Msc. Márcia Neves,Dra. Gilsélia M. C. Freitas, Dr. Eider S. Silva, Msc. Maíra Lopes e estudantes dos Cursos de Química e Física, com seus Laboratórios de química, física e Astronomia, Estação da Ciência, como também, outros laboratórios de Agroecologia, Lab. Vivo, o PIBID/Diversidade, o PET - Educação e Sustentabilidade, da nossa gigante e parceira, tão conceituada Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB (Amargosa-BA). Agradecimentos aos professores Dr. Renê Alexandre Giampedro e Alcione Torres Ribeiro e estudantes membros integrantes do Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia LADIQ (UESB-Jequié).
Agradecimentos também à ORQUESTRA CLÁSSICA POPULAR DE JEQUIÉ – OCPJ que apresentou sob regência do Maestro Tiago, proporcionou ao público ouvinte Obras Clássicas nunca vistas pessoalmente, com harmonia, alegria e satisfação; ao Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis – ISFA e aos estudantes manoelvitorinenses da UFRB, aos professores da Escola Municipal Marcílio Teixeira pelo empenho, dedicação, satisfação e trabalho harmonioso, aos nossos alunos, que com alegria e satisfação, dedicação, preocupação e planejamento conseguiram promover uma belíssima e jamais vista FEIRA DE CIÊNCIAS.
Agradecimentos ao vereador Antônio Venâncio, parceiro, participativo e contribuinte desta realização.
Aos demais professores, estudantes, moradores e visitantes das comunidades do Salgado e das regiões circunvizinhas Sede de M. Vitorino, Catingal e de Boa Nova-BA exteriorizamos nosso muitíssimo obrigado pela presença e participação.
Durante os dias 08 e 09 de Junho a comunidade do Salgado localizada a 28 Km da sede do Município de Manoel Vitorino- BA, recebeu a I Feira de Ciência Promovida Pela Escola Municipal Marcílio Teixeira através da Direção e do seu corpo de Docentes e Discentes em parceria com o Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis – ISFA a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, com os Programas PIBID Diversidade, PET Educação e Sustentabilidade, Observatório Diversifica e Estacão de Ciência, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB - com o LADIQ - Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia e a Prefeitura Municipal de Manoel Vitorino através da Secretária de Educação Esporte e Cultura, evento esse que mobilizou toda a comunidade do Salgado e região, aproximando tanto alunos da escola quanto a População ao conhecimento Cientifico, mostrando a importância da Escola em promover eventos deste porte. Assim, a escola cumprirá a sua função social essencial á formação dos novos cidadãos, portadores de saberes transmitido pela escola ( ARAÚJO).
CONFIRA AS FOTOS DE ABERTURA DA FEIRA QUE CONTOU COM A PRESENÇA DO PROF. DR. CLARIVALDO
SANTOS DE SOUSA DIRETOR DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRB, PROFESSOR Me. RAUL LOMANTO NETO PROFESSOR DA LEDOC E COORDENADOR DE ÁREA DO PIBID DIVERSIDADE EM MANOEL VITORINO E O PROFESSOR DR. YUJI NASCIMENTO WATANABE COORDENADOR
DONUCLEO
DE
GESTÃO
DE
ATIVIDADE
DE EXTENSAODA
UFRB, ALEM DE JEAMES GOMES PROFESSOR E VICE DIRETOR DA ESCOLA O VEREADOR ANTONIO VENANCIO E O PREFEITO HELENO VILAR E SEUS SECRETÁRIOS.
( Prefeito Heleno Vilar entregando ao Prof. Dr. Clarivaldo Diretor do CFP/UFRB termo de cooperação técnica entre a UFRB e o município para qualificação dos professores )
( OCPJ - Orquestra Clássica Popular de Jequié/ Manoel Vitorino)
( Apresentação da Orquestra Clássica Popular de Jequié/ Manoel Vitorino)
A Escola Municipal Marcilio Teixeira foi criada no ano de 1982 e é uma escola pública da rede municipal, está situada no distrito do Salgado a 26 Km a sudoeste da sede do município de Manoel Vitorino-BA. A instituição traz esse nome em homenagem a Marcilio Teixeira um dos fundadores do povoado e que teve grande influência na fundação da escola, que durante um grande período funcionava em um cômodo da sua própria casa que fora cedido por ele.
Gincanas escolares (foto: Luiz Carlos dos Santos)
Nos anos 90, construíram uma pequena escola com um único pavimento com 04 (quatro) salas de aula, esta foi uma conquista para os moradores da comunidade do Salgado que a partir de então serviu de base educacional local. No primeiro momento, a escola ofertava só até a 4ª série (Séries iniciais – Ensino Fundamental). A partir de 2001, após ampliação e reformas, expandiu-se o nível de ensino até a 8ª serie. Mais recentemente, no ano de 2005, a escola teve uma grande reforma, construíram várias outras salas sobre um segundo pavimento que fora construído e a partir de então passou a oferecer também o ensino médio, assim também se tornou um núcleo educacional entre as comunidades vizinhas.
Atualmente a escola oferece os níveis de ensino de 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio - na modalidade Formação Geral. Abaixo o quadro traz os dados da organização da escolaridade quanto a oferta e turno de funcionamento.
ESTÁGIO: Vídeos com parte dos conteúdos das oficinas aplicadas pelos estagiários do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrarias da UFRB na 8ª Série A do ensino fundamental, na Escola Municipal Marcílio Teixeira.
1ª OFICINA
O que é Semiárido?
O
Semiárido que tem a maior parte do seu território coberto pela Caatinga, único
bioma exclusivamente brasileiro. Caracterizado pela escassez de chuva durante
longos períodos de estiagem, embora isso não significa falta de água, pelo
contrário, é o Semiárido mais chuvoso do planeta. A média pluviométrica varia
de 200 mm a 800 mm anuais.
VÍDEO - Bioma Caatinga
A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. A biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.
2ª OFICINA
Combate a Seca Versus Convivência com o Semiárido
A
região semiárida ocupa uma parcela relevante da Região Nordeste do Brasil,
nela as características ambientais provocadas, principalmente, pelo clima seco,
tem provocado sérias limitações no processo produtivo das populações,
interferindo duramente na sua condição de bem-estar. Diante desta realidade, se
tem procurado desenvolver alternativas para o desenvolvimento desta região, de
modo que fossem minimizados e até prevenidos os efeitos da seca (PINTO; LIMA,
2005).
VÍDEO - Sistemas integrais de convivência com o Semiárido
O vídeo trata de sistemas integrais de convivência com o Semiárido, abordando conceitos, metodologias, técnicas e inovações a partir de falas de diversos atores sociais envolvidos com experiências de desenvolvimento rural nos territórios do Sertão do Apodi (RN) e Sertão do Cariri (PB). Em contraposição à lógica de combate à seca, o vídeo enfatiza a importância de conviver com o Semiárido, a partir de uma perspectiva multidimensional do desenvolvimento -- social, político, econômico, ambiental, cultural. O agroecólogo Felipe Jalfim dá a tônica ao falar da necessidade de reconhecer e valorizar os aspectos culturais, identitários e socioambientais da região, enquanto diversos atores do Semiárido contam como potencializam na prática a riqueza da agrobiodiversidade local.
3ª OFICINA
Agroecologia e Tecnologias Sociais
A
Agroecologia é uma ciência muito nova e está cada vez mais evidente como a
ciência do futuro no século XXI, pois as preocupações inerentes a
sustentabilidades planetária têm promovido reflexões profundas na sociedade, o
que vem demandando tecnologias mais adequadas e sustentáveis.
Vídeo - Brasil Agroecológico - Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo)
O Brasil Agroecológico tem como principal missão articular políticas e ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos e com base agroecológica e representa um marco na agricultura brasileira. O investimento inicial será R$ 8,8 bilhões, divididos em três anos.
A Escola Municipal Marcílio Teixeira estará recebendo na próxima terça-feira dia 06/06/2017 a primeira fase da 13ª OBMEP.
Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos no Brasil. Atualmente, esta em sua 13º edição. Na edição passada contou com 18 milhões de inscrições de estudantes de 47 mil escolas, é a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
O que é?
O seu objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
Níveis de participação da OBMEP:
Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis:
• Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
• Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
• Nível 3 – estudantes do Ensino Médio
Fases:
A OBMEP é dividida em duas fases.
1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.
2ª Fase: Prova discursiva contendo entre seis e oito questões, aplicada em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa Fase apenas os 5% dos alunos em cada Nível que obtiveram melhor pontuação na 1ª Fase.
Premiação
Na edição da OBMEP 2017, serão distribuídas mais de 6000 medalhas entre ouro, prata e bronze) além de menções honrosas.
A Escola Municipal Marcílio Teixeira juntamente como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Para Diversidade (PIBID) apoiados pela Secretaria Municipal de Educação e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) irá promover a I FEIRA DE CIÊNCIAS na comunidade do Salgado em Manoel Vitorino, Bahia nos dias 08 e 09 de junho de 2017.
O evento tem como tema principal UMA FEIRA PARA FORMAÇÃO DE JOVENS CIENTISTAS e tem como objetivo inserir os estudantes dentro dos ambientes cientifico e de pesquisa. Com o papel de fortalecer os vínculos entre a Universidade, a Escola e comunidade por meio da produção cientifica.
O evento terá como atrações a Estação de Ciências da UFRB, o Observatório Astronômico Diversifica também da UFRB, atrações culturais e exposições de Química, Física, Biologia, Saúde entre outras. Além de vários stands com apresentações e exposições dos alunos da Escola e Universidade.
Nós da Escola Municipal Marcílio estamos contando com a presença de todos vocês.