sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Você sabe jogar Xadrez? Não! Então vamos ti ajudar.

O que é o Xadrez?

O xadrez é um dos jogos mais populares que existem, sendo uma prática comum entre milhões de pessoas, amadoras ou profissionais, em torneios, clubes, escolas, ou até no meio virtual, pela internet. O jogo é referenciado entre a arte e a ciência como uma prática de sucesso como meio de estratégia e tática, sem envolver a sorte ou a coincidência.
O jogo é disputado em tabuleiros de casas claras e escuras, onde dezesseis peças com diferentes formatos e características são controladas por cada um dos dois competidores. O objetivo do jogo é promover o xeque-mate no adversário, que consiste na vitória enxadrística.

Considerado por especialistas na área da educação como excelente ferramenta pedagógica, o jogo de xadrez favorece o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico-matemático, a memória, a criatividade, a antevisão, a tomada de decisão e o autocontrole. Além disso, por ser uma atividade com regras bem definidas, também favorece o exercício da ética ao promove o respeito ao oponente e às leis do jogo.

Quais são as regras básicas do jogo?


              TORRE   


A torre se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.








             BISPO 
         

O bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.




          CAVALO                    

O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.

               RAINHA    

A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.




                   REI        
 O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida por uma peça adversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Quando estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situação em que o rei pode andar 2 casas.



                                  PEÃO           
O peão só se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No primeiro lance de cada peão ele pode avançar 1 ou 2 casas. À partir do segundo lance de cada peão ele irá movimenta-se apenas 1 casa.
Bibliografia:
http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm
http://direcionalescolas.com.br/2014/07/18/o-xadrez-e-sua-importancia-na-escola/

Seminário sobre Tecnologias de Convivência com o Semiárido em Manoel Vitorino

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE juntamente com a prefeitura municipal de Manoel Vitorino em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais União Rio de Contas - UNIRIO realizará um seminário de Tecnologias de Convivência com o Semiárido com o professor Paulo Suassuna.
O evento será realizado no auditório do CRIAR, comunidade de Pombas, dia 29 de agosto e terá inicio ás 09:00h com a palestra: A Tecnologia Aplicada do Cultivo de Intensivo de palma- TCIP Aplicada nas Pequenas Propiedades Rurais do Semiárido Brasileiro.
No período  da tarde 14:00-17:00hs - Prática: Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo de Palma.
As inscrições para o evento será na Secretária de Agricultura de forma gratuita. 

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Você sabe o que é o Biodigestor?


      O biodigestor foi inventado por chineses em 1936. Os indianos também desenvolveram outro modelo. Nascia, então, o processo de biodigestão de matéria orgânica da qual resultava o biogás metano e resíduos decompostos, ricos em nutrientes, prontos para fertilizar solos cultiváveis. Ambos funcionam até os dias atuais sendo importantes para grande parte da população rural daqueles países. Muitos modelos de biodigestores foram desenvolvidos e difundidos em todo o mundo.
      No Brasil, o biodigestor passou a ser implementado pela SUDENE nos anos 1970. Em 2008, a Diaconia e o Projeto Dom Helder Câmara desenvolveram uma pesquisa aplicada para descobrir a melhor forma de produzir biogás na realidade do semiárido brasileiro.
      Durante o processo de pesquisa, alguns parâmetros de avaliação tiveram destaque, principalmente os relacionados com o meio ambiente e a saúde da família.

    VOCÊ SABE O QUE É O BIODIGESTOR?

O biodigestor é uma tecnologia que gera o biogás, a partir do esterco dos animais. Ele é composto por três partes: Caixa de Carga, Tanque de Fermentação, onde também fica a Câmara de Armazenamento de biogás e a Caixa de Descarga.
Na Caixa de Carga são colocados os excrementos de bovinos, suínos, caprinos e/ou aves misturados com água, os quais abastecem o Tanque de Fermentação onde é produzido e armazenado o biogás. Já na Caixa de Descarga é eliminado um produto líquido que é o biofertilizante, que misturado a água pode ser usado na plantação como adubação foliar. Ele também produz o adubo, esterco curtido, que pode ser colocado no solo para melhorar a sua fertilidade.
Com o uso dessa tecnologia a atividade de cozinhar tornou-se mais fácil e econômica.
Com o biogás gerado pelo biodigestor se economiza todo o gás necessário para preparar os alimentos, o que significa uma economia mensal em torno de 10% do Salário Mínimo, já que não se compra mais um botijão e meio de gás por mês.
Dependendo do porte do biodigestor e dos equipamentos utilizados, o biogás também pode ser usado para outras finalidades como acender lampiões, secar grãos, limpar equipamentos para ordenha e aquecer ambientes, gerando uma economia considerável na conta de energia.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BIODIGESTOR?

Faz bem para o meio ambiente - O biodigestor contribui para conservar o meio ambiente. Com ele não se busca lenha na mata para cozinhar e o gás metano liberado pela decomposição natural esterco animal não é mais lançado na atmosfera, pois é queimado no fogão. Assim se contribui com a diminuição do desmatamento e dos efeitos das mudanças climáticas em nosso planeta.
Faz bem para saúde - O biogás, quando queimado no fogão, não solta fumaça como ocorre com a queima de lenha e do carvão. Desta forma, se evita problemas respiratórios que atingem mulheres, crianças e idosos que permanecem mais tempo em casa expostos a fumaça. Também há o cuidado com a saúde dos animais, pois diariamente o biodigestor deve ser abastecido com seus dejetos. Desta forma a limpeza dos currais e chiqueiros é permanente e assim diminui infestações por verminoses e moscas, melhorando significativamente a sanidade animal.
Faz bem para o bolso - Com o biodigestor se economiza um botijão e meio de gás butano por mês, pois não é mais necessário comprá-lo; além disso ele produz o adubo orgânico e o biofertilizante. Desta forma, o biodigestor ajuda na economia da família e garante toda a produção de biogás necessária para a preparação dos alimentos.
Faz bem para a agricultura - O biodigestor também produz o biofertilizante e o esterco curtido, que são adubos naturais que podem aumentar a fertilidade do solo e melhorar a produção e a saúde das plantas.

Por esses motivos, o biodigestor adaptado a pequenas propriedades rurais é uma tecnologia socialmente justa porque está voltado para famílias que vivem no campo; é economicamente viável porque seu custo de instalação é baixo e gera uma economia mensal em torno de 10% de um salário mínimo; é ambientalmente sustentável porque evita o desmatamento, contribui com a redução da emissão de gases do efeito estufa e protege a saúde das pessoas através da eliminação da fumaça e da fuligem do carvão, bem como reduz drasticamente as infestações dos animais por verminoses e moscas.